domingo, 11 de maio de 2014

Asma, alergias e... cachorro?


Desde criança sempre fui muito alérgica e com a imunidade bem baixa. Tinha (tenho) asma crônica, sou alérgica à poeira, tinta, cheiros fortes, mofo, fungo, remédios, produtos de limpeza, pelos e animais. Sim, pelos e animais.
Sempre que ia na casa de amigas que tinham animais de estimação voltava sempre espirrando e com a garganta, ouvido e olhos coçando. Era um horror! Fora a asma que por vez ou outra resolvia atacar.

Quando os meus cachorros chegaram, os que moram no Espírito Santo, notei que além de todos os espirros e crises de asma, também surgiam bolinhas (rash cutâneo) que coçavam bastante, toda vez que meus cachorros me lambiam e brincavam comigo. Nossa, que complicação, não é? Pois bem, isso nunca me fez desgostar e/ou evitar animais. Pelo contrário,  sempre quis superar isso.

Demorei um pouco até realmente decidir em ter um cachorro no meu apartamento principalmente pelas minhas alergias. Eu vivia com medo, cheia de "se": "E se eu tiver asma todos os dias?", "E se eu tiver rash cutâneo sempre?", "E se eu tiver que viver sempre com antialérgicos?". Pois bem, meus amigos, vou relatar o que aconteceu comigo, não sei, e nem acredito, que isso seja válido para todos os alérgicos ou asmáticos, mas as minhas crises alérgicas, desde a chegada da Lola diminuíram consideravelmente.

A princípio, quando Lola era bebê o rash cutâneo aparecia, mas logo desaparecia quando lavava com sabão e água corrente. Progressivamente as bolinhas foram deixando de aparecer e, lentamente, as crises de asma foram ficando casa vez mais escassas a ponto de eu só ter que usar o meu remédio 1 vez a cada 10 dias (!!!). As erupções cutâneas cessaram de vez e a minha imunidade melhorou muito.

Falando sobre a imunidade, era incrível eu não pegar pelo menos um resfriado, ou crises de sinusite, amidalite, faringite (e outras "ites" da vida) em 1 único mês. Pois é, meus caros amigos, baterei o meu recorde de doenças. Estou há exatamente 1 ano sem ter doença alguma. Ataques de asma ocasionalmente ocorrem,  mas aparecem é claro, com muito menos frequência de antes.

Alguns falam que é loucura da minha cabeça, mas existem muitos artigos e pesquisas que afirmam que animais de estimação podem  aumentar a imunidade de seres humanos. Após a chegada da Lola eu não tenho nenhuma dúvida disso. Talvez seja pela felicidade que ela me traz ou pelo fato de ter um cachorro em casa e ser exposta a agentes que me causam alergia e tenho sempre que produzir anticorpos para isso... Bom, não sei! Não sou médica para afirmar nada disso, mas posso constatar que não fiquei doente, nem resfriada, gripada e não tive nenhuma "ite" sequer em 1 ano , lembrando que a Lola chegou há 11 meses em minha casa. :)

Existem artigos que falam sobre como animais de estimação podem melhorar a saúde dos donos. Selecionei dois que valem a pena serem lidos.

 Crianças expostas a cães adoecem menos
5 maneiras de que animais de estimação melhoram sua saúde (Em inglês)

É notável que a Lola melhorou muito minha saúde e qualidade. Sem dúvida alguma, ela faz com que a casa fique sempre cheia de alegria, além de  muitos brinquedos espalhados pelo chão hehehehe.


Lambeijocas da Lola ;p



4 comentários:

  1. Oi Leticia amei seu blog. Me identifiquei muito. Moro em apartamento, eu sempre quis um cachorro. Qnd criança minha mãe conseguiu driblar essa minha vontade, mas agora com 26 tá meio difícil rsrsrs Sou apaixonada por labrador, mas todos falam que sou doida em criar um em apartamento. Já até pensei em procurar outras raças , mas não adianta, se é pra realizar meu sonho de ter um cachorro tem que ser o que eu sempre quis!!! Enfim, já fiz várias pesquisas de comportamento, necessidades, locais de confiança pra pegar um e já me planejei pra conseguir meu amiguinho no fim do ano nas minhas férias. ... Gostaria muito de de saber como vc faz pra ela ficar sozinha em casa, pois essa é minha maior preocupação. Gastar a energia dele de manhã seria meio difícil, mas a noite pretendo sair pra correr ou brincar com ele todos dias.... nossa escrevi um testamento, mas é que quero muito essa raça, e quero provar que é possível criar um lab no apt e não sou doida por isso... fica com Deus e um beijo pra vc e a Lola.... ah meu nome é Luciana rz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!! Fico muito feliz em ver que o blog está ajudando pessoas que como eu, também são apaixonados por essa raça maravilhosa mas vivem em um apartamento.
      Bom, realmente, somos muito parecidas e o que eu posso dizer é: siga o seu sonho, vale a pena cada segundo que eu passo com a Lola. Não é fácil criar uma raça ativa em um apartamento, mas hoje eu dia eu bato no peito e falo com o maior orgulho, é possível, sim!
      Você me perguntou sobre como eu deixo ela sozinha em casa. Eu sou professora e trabalho em 3 escolas diferentes e também faço minha segunda faculdade (loucura, né?). Mas o que eu faço é o seguinte: de manhã eu acordo uns 20 minutos mais cedo do que poderia acordar, esses 20 minutos são gastos em carinhos e brincadeiras com ela, e só depois eu vou me arrumar para ir trabalhar. Te digo, é um santo remédio, não há café que te disperte tão bem quanto a alegria de um labrador ao te ver de manhã. Toda vez que eu acabo o turno em uma escola eu passo em casa, nem que seja por um período curtinho de tempo. À noite, que é o período que ela está mais ativa eu saio para andar e correr com ela, além de brincar muito também.
      Se você trabalha com o turno de 8 horas seguidas por dia, (que adicionando o tempo de deslocamento pode chegar até umas 10h) eu te recomendaria a acordar mais cedo e levar o cachorro para passear antes de você ir trabalhar, nem que seja 30 minutinhos, mas já vão fazer diferença para o animal, além de é claro, andar à noite. Lola não passa mais do que 5h sozinha por dia, pois como eu disse, sempre retorno para ficar um pouco com ela. Na minha opinião, parece que ela já se acostumou com os meus horários, pois os vizinhos falam que ela não chora nem late. Já percebi que de manhã ela fica bem calminha mesmo, acompanhando os meus horários... Mas à noite... hehehehehe tenho que sair de qualquer jeito!
      Espero que tenho ajudado. Fico muito feliz que você esteja gostando e acompanhando o blog!
      Não esqueça de escrever quando você já tiver com o cachorrinho! :)
      Beijos,
      Leticia

      Excluir
  2. Muito obrigada por responder... estou planejando tudo pra poder receber meu fofinho da melhor maneira possível. Já me disseram que seria maldade ter um lab em apt, acredita? :( . Maldade pra mim seria abandoná-lo na rua como muitos fazem... mas enfim, agora é continuar minha pesquisa e ver se terei condições para ter um. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Leticia, meu marido também é alérgico, mas o fato de termos um labrador em apartamento não piorou nem melhorou a alergia. Só felicidade! Beijocas

    ResponderExcluir