quarta-feira, 25 de junho de 2014

Destruição

Lola ainda bebê mordiscando a fruteira

Ah.... Um labrador e a destruição que o acompanha!


Quando filhote, e às vezes também na vida adulta, a destruição e o labrador são amigos inseparáveis.
No post de hoje irei relatar como superei a fase da destruição com um milagroso "anti-mordeduras".

Quando Lola ainda era pequenina, por causa da troca dos dentes, e adorava morder a tudo e também a todos. Definitivamente, os brinquedos não eram suficientes pra ela. Todas as brincadeiras envolviam mordidas nas mãos, pés, calcanhares, dedos e é claro, os objetos da casa também não escaparam dessa fase.

Os favoritos de Lola: os pés das cadeiras!

Em posts anteriores,  disse que seria  interessante tirar férias no período em que o cachorro estiver se adaptando, mas se você tirar férias no período de adaptação, possivelmente suas férias terão acabado quando o período da destruição chegar. Nesse caso, só lhe digo terá que ter muita paciência e amor com o bichinho. Claro, que se você tiver mais pessoas na casa, será mais fácil passar por essa fase crítica na criação do cãozinho.




Lascas do armário e o "buraco" na parede da área de serviço
Lola só destruía as coisas enquanto eu dormia ou estava no trabalho, o que impedia de pegá-la no flagra. A destruição era total na cozinha e na área  de serviço! Pés da mesa da cozinha e das cadeiras, pedacinhos e lascas enormes dos armários da cozinha e da área, e até um buraco na parede da área de serviço Lola conseguiu fazer.

Para evitar que Lola mordesse e destruísse mais, comecei a procurar na internet produtos que poderia passar nos armários para evitar as mordeduras de Lola. Bem, vamos lá, sobre os produtos e seus resultados:




1- Inibidor de lambeduras e mordeduras: O produto afirma ser extremamente amargo, fazendo com que o cão não lamba ataduras e, também, evita que morda e destrua móveis da casa.
Efeito com a Lola: Lambia que se acabava. Ela A-D-O-R-O-U! Parece até que era um docinho, de tanto que ela ficava feliz quando eu passava aquilo nos móveis de casa. Portanto, reprovado para sua função.

2 - Educador: Mais um produto que afirma repelir o cão dos ambientes em que o produto for vaporizado.
Efeito com a Lola: No primeiro dia, quando passei o spray nas paredes e móveis, pensei até que faria efeito, pois a Lola realmente não chegava mais perto dos móveis para morder, mas já no terceiro dia, tudo voltou como era antes. Mais um reprovado.

3 - Pimenta: Precisa nem explicar a função, só cheiro, diziam os mais sábios, poderia repelir qualquer cachorro.
Resultado com a Lola: Amou mais do que o "inibidor de lambeduras". Até hoje quando coloco pimenta na comida Lola fica "caçando" o cheiro da pimenta. Reprovado.

Um pedacinho do armário que se foi
4 - Um belo dia, quando eu já estava já desistindo e aceitando o fato que Lola iria destruir minha casa toda, eu tive uma bela ideia: Wasabi!!Coloquei um pouco de Wasabi (também conhecida como raiz forte. É aquela pastinha verde, muito comum na culinária japonesa) por todos os cantos da casa. A primeira reação da Lola curiosa foi, é claro, ver o que era aquela coisinha verde pelos pés de mesa e para a minha surpresa, ela não se interessou!!!!  :D  Eu não poderia ter ficado mais feliz com essa descoberta! Desde então, Lola nunca mais destruiu nada da casa (exceto pelos sapatos que começou logo depois da instauração da ditadura do Wasabi).

Essa dica é valiosa para quem não quer ter a casa destruída pelos cachorros, sejam eles labradores ou não. Eu usei Wasabi em forma de pomada e passei sempre por todo canto que Lola mais gostava de mordiscar. Mas já percebi que há uma certa validade, eu tenho que repassar o Wasabi a cada 2 meses. Os pés de mesa e das cadeiras, Lola nunca mais mordeu, mas volta e meia eu vejo uns pedacinhos de cimento pelo chão onde ela cavou o buraco. Quando percebo que ela já está se aventurando no buraco de novo, eu passo Wasabi e lá se vai o problema.
Buraco feito pela Lola com uma "pitada" de Wasabi

Bom, comigo foi a única coisa que resolveu, espero que essa dica sirva para vocês também.

Esse post também serve de alerta para quando pensamos em ter um cachorro, também temos que pensar que tudo isso pode acontecer! Problemas virão e temos que contorná-los com paciência e carinho. O filhote deve ser educado e guiado a não repetir esses comportamentos. Muitas vezes, os donos pensam que ter um cachorro é sempre só alegria e, e comportamentos destrutivos como esses, fazem com que muitos abandonem animais. hoje em dia, Lola não destrói mais a casa, mas tudo isso é fruto de um processo e de muita paciência. Seja MUITO consciente na hora de ter um animal.


Aí vai uma foto recente da Lola com 1 ano e 1 mês :)







3 comentários:

  1. Oi Leticia! O Fred está com 1 ano e 8 meses e quase não destruiu a casa. Além do documento do carro e do peso da porta tudo ficou intacto! Meu marido e eu trabalhamos em casa, então acho que ele não se sente sozinho. Também passeamos de 2 a 3 vezes por dia, daí ele não fica entediado. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lu!

      Realmente, essa rotina de vcs é excelente! Eu adoraria poder passar mais tempo com a Lola... Mas te confesso que ela já destruiu um bocado de coisas. Principalmente as havaianas.. hahahaha Não pode dar bobeira com sapato nenhum, mas as havaianas são os "brinquedos" favoritos dela.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oii! Que legal ver seu blog, tenho uma Labrador em um apartamento também, o amor da minha vida! Ela tem Instagram da uma olhada @labradorariel lá da pra ver como é o dia a dia dela. Bom saber que tem mais gente como eu hahah Beijao!!

    ResponderExcluir