quinta-feira, 20 de março de 2014

Um filhote de Labrador

Quando decidi ter um cachorro no meu apartamento, comecei uma busca por canis sérios no Rio de Janeiro.
Telefonei para todos, procurei saber como os cachorros eram tratados, quais eram as rações que eles davam, quantos cachorros eles tinham, quantas matrizes... enfim! Uma série de perguntas... Até que encontrei o canil Reanfer em Pedra de Guaratiba (São 70km de distância de Niterói). Liguei para a proprietária e conversei com ela durante 1 hora e meia. A conversa foi encantadora, e foi o único canil que me conquistou assim de cara. Mas eu precisava ir lá pra ver, não é? Quando cheguei lá, fiquei impressionada com o local. O canil era maravilhoso e não me restaram dúvidas de que era dali que eu queria um filhote.
A estrutura era impecável e os cachorros ficavam soltos a maior parte do tempo. Era um sítio bem grande.

Lá encontrei duas fêmeas prenhas, a Cristal e a Luka,  ambas de temperamentos diferentes.
A proprietária (Patrícia) me informou que a Cristal era mais curiosa, brincalhona, enquanto a Luka já era mais velha e muito doce e meiga (assim como a Dunya!!!). No primeiro momento, ficaria com um filhotinho da Luka, mas quando eu a vi, fiquei impressionada. Ela era a maior fêmea prenha que já vi em toda minha vida! Parecia que tinham uns 20 filhotes dentro da barriguinha dela!! Já a Cristal interagiu mais comigo, brincou, cocei sua barriga... Acabei me identificando mais com  Cristal, mas aguardei para ver os filhotes.

Tamanho: Minha intenção inicial era ter um labrador fêmea e que não fosse muito grande, mas "Como saber se um filhotinho será pequeno ou grande?" Bom, podemos ter uma ideia conhecendo os pais do filhote. A Luka era enorme, a Cristal tinha um porte médio e o pai das ninhadas das duas, um cachorro chamado Jonny, tinha um porte médio/grande para um labrador. Acho que eu  tinha mais chances com a Crital né?
Acompanhei as gestações das cadelas e assim que os filhotinhos nasceram, me ligaram do canil para dizer que a partir de 20 dias eu poderia ir lá vê-los. Quando fui lá, não me deixaram tocar nos filhotinhos (gente, nem sabia disso, mas as fêmeas podem rejeitar os filhotinhos se sentirem cheiros que não são familiares).
Quando vi as fêmeas da ninhada.... Gente.... As filhotinhas da Luka eram GIGANTESCAS! Era algo tipo o triplo do tamanho da Lola, que tinha a mesma idade. Aqui vai uma foto das ninhadas para vocês verem que não estou exagerando quando falo do tamanho dos filhotinhos da Luka.

Quando vi a Lola na mão do Geraldo (marido da Patrícia)  eu sabia que era aquela coisinha fofa que seria minha "filha". Ela era a menorzinha, parecia ser a coisa mais meiga do mundo!! Ela tinha olhinhos meio assustados, não sabia o que estava acontecendo e por que tiraram ela de perto da mãe. Ela era uma das filhotinhas da Cristal.
Lola escolhida, o canil me mandava sempre fotos da Lola para  acompanhar o seu crescimento, aqui vão duas:

 Aqui a Lola já tinha 30 dias de vida. Bem pequenininha ainda... E em comparação com seus irmãos e colegas (da ninhada da Luka) a Lola ainda era bem pequenina.

Temperamento: Todos pensam que Labradores são malucos, loucos, desvairados e hiperativos. Para alguns isso é verdade, mas se observarmos os pais, o filhote e também a ninhada, podemos constatar alguns traços que se desenvolverão mais no futuro.
A Lola sempre foi curiosa e "fuxiqueira" hehehehehe. A Patrícia já havia me dito que a Cristal era muito curiosa e mais brincalhona e elétrica do que a Luka, que era paradona, calma e meiga (isso me lembra muito a Dunya hehehehe). Desde que a Lola nasceu, quando eu ligava para o canil para perguntar da Lola, sempre me diziam que ela era a mais "fuxiqueira" da ninhada. Se fosse a hora de dormir e alguém abrisse alguma porta, Lola era a única que  levantava as orelhas para ver o que estava acontecendo de diferente. Esse era um traço observado na infância que se intensificou agora. Qualquer coisa que caia, se mexa ou faça barulho, não importa o que a Lola esteja fazendo, ela para pra procurar o que está acontecendo.
Dica: Então, quando for procurar por um canil, escolha um de confiança, visite o local de onde seu filhotinho veio, peça para ver os pais e saber como são. As características dos pais muitas vezes acompanham o filhote também. Nunca escolha um filhote de pessoas que fazem reproduções sem nenhum critério, onde as matrizes são judiadas e têm ninhadas de cio em cio.
Os canis sérios se preocupam com a raça com que trabalham, não fazem criações indevidas, como irmão com irmã,  em busca de obter somente o lucro em detrimento do bem estar dos cães e dos filhotes. Se você não tem uma raça específica em mente como eu tinha, adote! Há muitos cachorros abandonados por pessoas sem coração algum. Há vários centros de adoção espalhados pelas cidades que fazem trabalhos maravilhosos pelos cães.
Bom, acho que por hoje é só né? Nossa, eu falo muito! hehehehehehe


Lambeijocas da Lola para vocês!

2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas me identifiquei com suas palavras.
    Amanha eu Jonatan e minha esposa kesiane vamos buscar nossa filhote de labrador fêmia tem 50 dias .estamos ansiosos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!
    Ontem eu e minha esposa fomos até esse mesmo canil, Reanfer, e também ficamos encantados com o tratamento que eles tem, organização do canil, é um canil diferenciado dos demais que em sua grande maioria só visam o dinheiro. Também ligamos antes e conversamos com a Patricia, que é super atenciosa, ama o que faz e não nos restou dúvidas de que seria ali mesmo. Estamos hiper felizes com o nosso Don.
    Abraços

    ResponderExcluir