sexta-feira, 28 de março de 2014

O primeiro problema de saúde

O post de hoje se trata de uma experiência que tive e pretendo relatá-la. Não vou citar nomes, mas acredito que seja muito importante pra ficarmos de olhos abertos quando o assunto é a saúde do nosso animal de estimação.

O primeiro problema de saúde da Lola veio mais cedo do que eu imaginava.
Logo após a chegada da Lola em minha casa, umas 3 semanas depois, percebi um pequeno corrimento no paninho em que ela deitava. Era um corrimento com aspecto purulento mas não tinha nenhum cheiro de infecção, ou qualquer coisa parecida.  Lola estava normal, estava comendo normalmente, brincando como sempre... Enfim, nada de errado com seu comportamento, mas de qualquer jeito, entrei em pânico!

No sábado pela manhã liguei para uma clínica veterinária bem reconhecida do bairro onde moro, e entrei em contato com o veterinário de plantão. Este senhor me disse que eu deveria levá-la para a clínica imediatamente.
Tive receio de levar a  Lola ainda tão novinha à clínica veterinária, pois ela não tinha completado o esquema de vacinação. Até aquela data, ela só tinha tomado a primeira dose no Reanfer, canil de onde ela veio. Tive que levar a Lola no meu colo até a clínica veterinária, já que não devemos  expor o filhotinho a possíveis bactérias e/ou vírus antes de tomar as 3 doses da vacina.

Dica: Se for levar o cachorrinho a uma clínica veterinária, é sempre  bom sempre mencionar que o filhote ainda não possui todas as vacinas. Afinal, nunca se sabe se algum cachorro com alguma doença infecciosa acabou de consultar por lá, não é?

Quando cheguei lá fui muito bem tratada, o médico retirou um pouco do material do corrimento da Lola e observou. Observando, ele constatou  uma infecção e que Lola deveria tomar um antibiótico injetável e outro via oral por um determinado tempo.

Ok. Lola tomou a injeção com o antibiótico injetável e logo que cheguei em casa, tratei de comprar a medicação receitada pelo médico.
Ao final deste tratamento Lola não apresentava nenhuma melhora. Liguei para o médico que me atendeu e o mesmo recomendou um outro antibiótico. Fiquei bastante assustada quando li a bula, que dizia que não deveria ser ministrada para filhotes, principalmente filhotes de raças grandes, pois poderia desencadear sérios problemas de articulação. Liguei novamente para o médico relatando o que li na bula, e ele me assegurou que eu não deveria ficar assustada e deveria ministrar mesmo assim a medicação. Não discuti mais, já que ele havia estudo medicina veterinária  e não eu.

Ao final deste novo tratamento, mais uma vez, Lola não obteve melhoras. E eu ficando cada vez mais preocupada... 
Visitei o "Dr. Google", sei que não é o que devemos fazer, mas descobri que existe uma doença chamada "vaginite da cadela pré-púbere", onde os sintomas eram bem parecidos com os que Lola apresentava. E há um detalhe importante nisso: se Lola tivesse realmente essa vaginite, os sintomas desapareceriam com o crescimento da cadela.

Liguei para o veterinário e o mesmo falou que "poderia ser isso, sim", mas ele não tinha certeza. Olha, a partir daí comecei a ficar com um pé atrás (confesso que desde a bula já estava um pouco receosa). Ele falou que queria vê-la novamente. Quando ele a viu novamente, receitou um outro remédio, desta vez, eu deveria aplicá-la com um conta-gotas, na região do corrimento e aguardar, pois segundo ele, "deveria melhorar". Pois é, não melhorou.

Minha preocupação já estava nas alturas, e finalmente, o médico, resolveu fazer um exame de ultrassom.
Um dia, voltando do trabalho, reparei que havia uma nova clínica veterinária no meio bairro, que também oferecia serviços de pet shop. Eu como sou muito curiosa, entrei e comecei a conversar com uma moça que estava  lá atendendo. Após longos minutos de conversa,  ela me afirmou que era veterinária e proprietária da loja/clínica, era a chance que eu tinha de ter uma outra opinião sobre a saúde da Lola. Ela me disse que  uma coleta e análise do material seriam extremamente necessárias, para só assim, entrar com antibiótico. De fato, muito coerente, pois o antibiótico seria específico para o caso da Lola.

No dia seguinte seria o ultrassom. Lá, o médico que realizava o exame (para quem não sabe, quem realiza o exame do ultrassom também deve ser um médico veterinário) viu uma pequena inflamação na bexiga, mas nada que justificasse o corrimento da Lola. Quando ele olhou a região do corrimento, afirmou que o  era a tal vaginite da cadela pré-púbere.

Hum, então, se tinha uma leve inflamação e o corrimento era a tal vaginite, não deveriam receitar outro antibiótico, não é!?  Mas receitaram.
Assim que o veterinário que realizou o exame foi embora, o médico que me atendeu desde o começo dessa novela, receitou 2 novos antibióticos!!!! MAIS DOIS!!! Sendo que um já era um antigo que não surtiu efeito com a Lola.

Bom, saí da clínica com essa impressão do médico:


Assim que saí da clínica, fui à clínica da outra veterinária que (Seu nome é Ana Muniz)  coletou material da Lola e mandou para análise.
Resolvi ministrar os dois antibióticos na Lola por puro desencargo de consciência, mas hoje em dia eu não o faria nunca!!! Ela estava há praticamente 1 mês tomando antibiótico e tinha apenas 3 meses de vida!

Enfim, resumo da ópera? Quando chegou o resultado do exame, o corrimento da Lola não era NADA. Simplesmente uma alteração da própria flora vaginal dela, onde não a administração de antibiótico não era necessária. Era a tal "vaginite da cadela pré-púbere". E a Lola tomou antibiótico por 1 mês desnecessariamente.
Não preciso nem falar que essa moça virou a veterinária de hiper confiança da Lola, não é?
Quem quiser  e morar em Niterói, terei o maior prazer em dar o contato dela!

Dica: Antes mesmo de pegar um filhotinho, entre em contato com amigos já possuam bichinhos de estimação, pergunte sobre um veterinário de confiança. Ter um veterinário que saiba o histórico do filhote, saber de suas alergias e comportamentos é bem melhor que bater cabeça por aí atrás de um profissional de confiança.

Esse post também é dedicado para sempre que tivermos dúvida, procurar também outra opinião profissional. Não há problemas em consultar outros médicos também. Pesquise, se informe. Lola poderia ter tido algo bem sério tomando tanto antibiótico em tão pouco tempo.

Para finalizar, aí vai uma foto da época que a Lola teve esse probleminha de saúde.


Lambeijocas da Lola para todos!
:p

Nenhum comentário:

Postar um comentário