sexta-feira, 21 de março de 2014

A chegada da Lola

Não consegui nem dormir de tanta ansiedade! Finalmente o dia havia chegado e eu iria buscar a Lola!
Meu namorado e eu fomos até Pedra de Guaratiba pela terceira vez, mas desta vez, nós não voltaríamos só nós dois.

Antes de sair de casa preparei tudo:

Lola dormindo em seu primeiro dia em casa
Retirei todas as coisas de um pequeno quartinho nos fundos do apartamento e também de um banheiro, que fica ao lado da área de serviço. Esses locais seriam onde Lola iria ficar! Montei um "banheiro" para a Lola no banheiro e uma caminha no quartinho. Estava tudo "organizado" hehehehe.

Chegando em casa, Lola solta, eu já esperava que ela fosse fazer xixi. Tentei ficar com ela a todo momento, para incentivá-la assim que fizesse xixi, faria muita festa. Mas a bolinha de pelos só queria dormir, dormir e dormir. No momento em que me distraí para pegar uma água... surpresa!  Lola fez xixi em sua cama e foi dormir onde era o seu banheiro!! hehehehehe Tudo bem, ok, isso também poderia acontecer.

1° dia: cama vira banheiro e banheiro cama
Quando ela chegou, eu tinha aquela sensação: "Ai, meus Deus! E agora? O que eu faço?"  Acredito que seja parecido com a sensação de quando mães de primeira viagem têm seus bebês e não sabem muito bem o que fazer com eles quando estão acordados. Enquanto Lola estava acordada eu ficava desesperada atrás dela para ver o que ela ia fazer. Eu não sabia muito bem como agir, o que fazer, a melhor maneira de deixá-la confortável... 

Lola adorava dormir e dormia a maior parte do tempo. Ela era um filhotinho bem calminho e ficava o tempo todo dormindo no meu pé. Ok, isso era realmente muito fofo.

Chegada do cachorro no apartamento:

Quando se decide ter um cachorro em um apartamento e esse cão ainda é filhote, sugiro duas coisas cruciais:

1) Tire férias no primeiro mês de adaptação do cão.
 Quando a Lola chegou eu estava para entrar de férias nos trabalhos. Sou professora e trabalho em três escolas. Na época, trabalhava os três turnos e passei a trabalhar somente no turno matutino, o que me facilitou MUITO na adaptação da Lola. Acredito que seja de extrema importância estar ao lado do cão nesse 1° mês de adaptação. O cão aprenderá comandos muito rapidamente, você criará um vínculo emocional muito forte e também poderá acompanhar tudo o que o cãozinho fizer, repreendendo as coisas erradas e elogiando os comportamentos certos.

2) Delimite espaços na sua casa logo quando o cão chegar
Comprei uma cerca (dessas de pressão) separando a cozinha da sala. Até os 3 meses, quando ela já tinha um controle melhor sobre suas necessidades biológicas, Lola ficou somente na cozinha, área de serviço, quartinho e banheiro dos fundos. No resto da casa, eu só deixava ela ir se eu ficasse o tempo inteirinho ao seu lado, pois o xixi (ou cocô) poderia vir a qualquer hora.
Essa delimitação de espaço também é uma boa, pois ajuda o cão a ir mais depressa até o jornal quando está com vontade de urinar ou defecar. Imagina se o cãozinho ainda filhote, que não consegue se segurar, está no outro lado do apartamento e tem que ir correndo até seu "banheiro" fazer suas necessidades? Claro que o filhotinho irá fazer ali mesmo onde está. Essa tática da delimitação de espaços é realmente muito boa, Lola foi muito rápida ao aprender a usar o banheiro. Nos seus 2 meses e meio ela já ia tranquilamente ao seu banheiro. Mas esse assunto de como ensinar a ir ao banheiro eu conto em outro post. :)



3 comentários: