terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Pelos! Pelos por toda parte!

Depois de muito tempo sem postar, o post de hoje fala sobre um dos maiores problemas (talvez o maior) de quem tem cachorro em apartamento. PELOS! Nessa postagem contarei algumas coisas que descobri que ajudam bastante a conter a queda de pelos dos nossos "filhos", além de compartilhar algumas experiências que possam ajudar, precaver e alertar a quem quer criar um Labrador, ou outro cão, em um apartamento.
Tenham em mente antes de terem um cachorro que a partir do momento que ele entrar em sua casa, você terá que se preocupar com mais uma coisa para limpar, os pelos pela casa.


Você poderá encontrar pelos por qualquer lugar, quando digo qualquer lugar, SIM é QUALQUER lugar. Se você não está apto para passar por isso, é melhor desistir aqui de ter um cachorro em seu apartamento... Pois a rotina de limpeza é intensa! Hoje em dia, consigo contornar melhor a situação, mas o tempo gasto limpando é bem grande, pois não tenho uma pessoa que trabalhe em minha casa para me ajudar com a limpeza, faço tudo sozinha.
Muitos me perguntam: "Caramba, Leticia, como você consegue trabalhar em 3 escolas, fazer uma segunda faculdade, ter alunos particulares, fazer o serviço doméstico e ainda ter um labrador?" Honestamente, nem eu sei como dou conta, mas enfim... Vamos ao post de hoje!
Logo quando Lola era um pequeno bebê, ela  tinha um pelo muito fininho e logo houve uma mudança de pelos intensa. A da pelagem de bebê, para "bebê maiorzinho". Confesso que eu me assustei. Me assustei muito. Era pelo que não acabava mais. Me vi aspirando a casa de manhã, de tarde e de noite. De manhã, quando acordava antes de ir trabalhar, à tarde no horário de almoço, e  à noite quando voltava do "trabalho parte 2". Sério. O único tempo que tinha para fazer algo era gasto aspirando a casa. Pois bem, logo após essa pequena troca de pelos, Tudo voltou ao normal, os pelos continuavam a cair mas de forma muito amena.
Mal sabia eu que esse episódio se assemelhava com algo muito pior que estava por vir.... a tão temida muda sazonal de pelos!!! A muda é um período em que o cachorro troca de pelos. A troca ocorre de uma pelagem que seja adequada ao calor, ou ao frio. Quando a Lola entrou na muda de verdade, que ocorreu quando entramos no meio da primavera, aí sim eu me DESESPEREI. Era de fato, muito pelo no chão e por todos os lados. Essa muda sazonal, dura em média uns 25 dias, e esteja preparado pra aspirar MUITO a casa. Essa daí não tem muito jeito de evitar, os cachorros trocam a pelagem de inverno, para uma pelagem muito mais fina e curta, a de verão. Em média, os cachorros têm duas mudas ao ano, mas o que pude observar com a Lola, é que ela só tem essa muda de verão, ou seja, no inverno, pensei que teria novamente uma "enchente" de pelos de verão em minha casa, mas o que observei é que ela reteve os pelos. Eles não caíram, mas cresceram pelos muito mais grossos e um pouco mais longos. Logo, não tive problemas com essa muda de inverno.
Conversando com algumas pessoas que possuem cachorros em apartamento descobri que dar cenoura crua a eles todos os dias, melhora a queda de pelos. E não é que é verdade?  Dou uma cenoura crua dia sim, dia não e a Lola AMA! Não pode ver uma cenoura que já abana o rabinho!
Hoje em dia, meu problema com pelos só acontece quando Lola está na muda, pois tenho que retomar a rotina de aspirar a casa 3x ao dia. Ao longo do ano, a cenoura crua "segura" a queda de pelos dela.
Muitos já me disseram que pode ser da ração, claro, com certeza, mas sempre dei à Lola somente ração Super Premium e vi que pessoas que não dão, têm o mesmo problema com queda de pelos. Pude observar que essa queda constante, é um padrão da raça, e é claro que se você ministrar uma ração de baixa qualidade, a queda de pelos será maior devido a falta de nutrientes no organismo do cão.
Quero deixar claro que quando digo "queda de pelos" não digo que os pelos caem e há falhas na pelagem, pois se isso acontecer, algo de errado pode estar acontecendo com seu cão, e é melhor visitar o veterinário.
Aí vão algumas dicas finais para esse assunto tão "problemático":

* Invista em um bom aspirador de pó. Acredite, vassouras não dão conta do problema.
*Escove seu cão. Uma boa escovada elimina os pelos mortos e evita que eles caiam por aí. Aumento a frequência das escovadas durante a muda, já é uma ajudinha...
* Dê uma cenoura crua, bem lavadinha com uma certa frequência. A cenoura crua, por experiência própria, fortalece os pelos do cão, fazendo com que caiam com menos frequência.
*Dê uma boa ração ao seu cãozinho. Com uma ração rica em nutrientes, de preferência uma que seja Super Premium, os pelos de seu cão com certeza não cairão tanto.


Espero que tenha ajudado. :)
Lambeijocas da Lola


8 comentários:

  1. Ótimas as suas dicas. Com certeza vão me ajudar muito. Já estava quase elouquecendo.
    Bom saber que não estou sozinho . Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior problema dos Labs dentro de casa, é a queda de pelos, com certeza!
      Bom poder ajudar!

      Excluir
  2. Leticia, já abandonei a ideia de ter uma casa super limpa! Aspiro e passo pano úmido dia sim dia não. Na troca da pelagem aspiro todo dia. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lu!

      Realmente, ter uma casa hiper limpa é tarefa difícil...
      hehehehehehe
      Beijos

      Excluir
  3. Tenho dois labradores em casa e o meu mais velho vai fazer 10 anos, ou seja, sei bem o que é isso... RS
    Antes eu ficava preocupada e dava suplementos, como o Allerdog, mas não adianta.
    A queda de pêlos faz parte da vida dos labradores...
    Curti a dica da cenoura... Quando chegar a tão "temida" época da muda, vou fazer mais esta experiência...
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!!
      Realmente vc é bem experiente nessa área! hehehe
      A dica da cenoura é para o período normal do cachorro, quando ele não está na muda. Ela segura bem a queda de pelos normais do dia a dia (que convenhamos, não é pouquinho tbm).
      Acho que não temos como fugir muito da muda, não. hehehe
      Beijos

      Excluir