segunda-feira, 7 de abril de 2014

Regras do novo lar - Xixi e cocô no lugar certo! (parte I)

O grande problema da maioria dos donos de cachorros reside no fato da educação dentro e fora de casa.
O treinamento e a  educação começam assim que o cão chega em casa.


Xixi e cocô no lugar certo: Confesso que Lola não me deu muitos problemas em relação a isso. Quer dizer, fora o fato dela ter feito xixi no tapete da sala por umas 4 vezes.
 Cachorro em fase de treinamento: mãe de cachorro com olheiras monstruosas
Bem, vamos lá. Como treinar o cachorro para fazer xixi e cocô no lugar certo?

1) Tire férias quando o cachorro chegar: Lembra quando mencionei em posts anteriores que era interessante tirar férias para acompanhar o primeiro mês do cachorro? Então,  se você quiser seu filhote fazendo suas necessidades somente no local desejado rapidamente, essa é a regra de ouro! Assim você poderá acompanhar por todo momento onde o cachorrinho vai e se ele fizer suas necessidades em algum local indesejado poderá repreendê-lo rapidamente!

2) Delimite espaços: Se você quiser que ele faça suas necessidades na área de serviço, delimite o espaço para ele (até ele saber exatamente onde ir quando quiser se aliviar) algo como a cozinha e área de serviço. Não deixe ele andar pela sala sem sua supervisão, afinal, neste período os cachorrinhos ainda não tem controle sobre suas necessidades e podem se aliviar em qualquer lugar!

3) Tente passar o máximo de tempo possível prestando atenção no filhote. Pode ter certeza que quando você se distrair o xixi aparecerá.

À direita o quartinho dos fundos todo forrado de jornal
4) Se você precisar se ausentar por um determinado tempo, deixe o cachorro em um local delimitado onde a chance dele fazer suas necessidades seja mínima

O Treinamento:
Coloque folhas de jornal por todo o ambiente onde o cachorro fará suas necessidades. Por exemplo, se quiser que o cachorro faça xixi e cocô em um cantinho na área de serviço, forre TODA  a área de serviço. O começo é um pouco mais trabalhoso, mas você verá que  todo esforço vale a pena.

Quando o cãozinho fizer xixi, coloque a folha de jornal molhada por baixo das folhas novas, isso fará com que ele reconheça o cheiro de se próprio xixi e queira fazer sempre ali, onde já fez.
De uma em uma semana vá  reduzindo  lentamente as folhas de jornal do local, até que fique na quantidade certa para o filhote, como exemplo 4 folhas abertas de jornal, no local que você deseja que ele faça xixi e cocô.
O cachorro, a princípio, não entenderá a distinção entre "local correto" e "local incorreto". Cabe a você ensiná-lo. Quando o cachorro fizer xixi em um local apropriado repreenda-lo imediatamente dizendo "NÃO!" bem forte. Veja bem, na precisa gritar, esbravejar e nem assustar o cachorro. Somente diga "NÃO!". E leve-o para o local com os jornais e diga: "Aqui" e aponte para o jornal e aguarde um pouco.
Pode parecer meio maluco e achamos que o cachorro não entenderá a gente, mas acredite em mim, a repetição desses atos faz com que o cachorro grave que não gostamos quando ele faz xixi e cocô em determinado lugar e que gostamos quando faz xixi e cocô no local que queremos. Não bata no cachorro e nem esfregue o focinho dele nas suas necessidades! Isso poderá traumatizar o seu cão!
É importante dizer que se o cachorro fizer, nem que seja um pouquinho, de xixi no jornal quando os levarmos até lá, devemos fazer muita festa, carinho, e se possível, dar um petisco para ele.
O ato de festejar quando o cachorro faz xixi no local correto é até mais importante do que repreendê-lo no local indesejado. Devemos utilizar o reforço positivo cada vez que o cachorro fizer alguma atitude que nos agrada. Os cachorros adoram agradar os donos e por isso é tão importante elogiarmos o ato positivo. O cachorro saberá que quando faz as necessidades no jornal estará nos agradando e por isso tentará cada vez mais fazer a necessidades por lá.

Fonte:http://tudosobrecachorros.com.br/adestramento
Importante I: Se você precisar se ausentar por um determinado tempo, deixe o cachorro em um local delimitado onde a chance dele fazer suas necessidades seja mínima, como por exemplo, na área de serviço forrada por jornal.
Importante II:  Limpe MUITO BEM os locais impróprios onde o cachorro fez xixi. A tendência é q
ue ele sempre faça necessidades onde sentir o cheiro onde já fez.

Importante III: Você perceberá lentamente um certo esforço do cãozinho para ir até o local dos jornais se aliviar, e isso é louvável! Comecei a perceber isso com a Lola com cerca de 1 mês de casa.
No começo, às vezes, o cão não conseguirá se segurar até o local dos jornais, mesmo sabendo que é lá onde ele deve se aliviar. É claro, que você deve repreendê-lo, mas não é o fim do mundo. Lembre-se que seu filhote está aprendendo e ele está tentando o seu melhor para lhe agradar.

No segundo post da série Xixi e cocô no lugar certo falarei sobre aqueles chamados "banheirinhos" de cachorro.

2 comentários:

  1. Me encanta tu blog Leticia, coincido con tu opinión, los labradores son adorables, estoy segura que Lola será una gran compañera y retribuirá todo el amor que le das cada día!

    ResponderExcluir